Carne de Sol

Além da carne de sol, aqui no Empório Zucchini você encontra também carne seca (ou jabá) e charque.

Conheça abaixo as diferenças:

Carne de sol: leva esse nome porque antigamente as peças eram levadas ao sol para secarem. Seu processo de salga é mais leve, assim como o de desidratação. Atualmente a carne é salgada e posta para secar em ambiente protegido e ventilado até que se apresente seca por fora e ainda úmida por dentro, o que modifica um pouco a cor e a textura originais.

Carne seca: muito parecida com a carne de sol, mas com um processo de desidratação mais intenso, que acaba conferindo uma coloração mais escura à peça. O teor de sal usado em sua preparação é alto e o tempo de cura é significativamente maior, favorecendo a textura mais firme e prazo de validade maior. Também é cortada em mantas, as quais são empilhadas em locais com baixa umidade e depois expostas ao sol presas em varais. É típica das regiões Norte e Nordeste do país.

Charque: típico do Rio Grande do Sul, é obtido por meio de peças de carne com alto teor de gordura. O processo de fabricação é facilitado pelo corte da peça em manta e pela adição de bastante sal fino à preparação. Mesmo depois de desidratada, a carne ainda é submetida a um processo de secagem que dura cerca de 10 dias.

 

Deixe uma resposta